top of page

CIDADES SUSTENTÁVEIS

Image by Sébastien Marchand

CIDADES INTELIGENTES

As “Cidades Sustentáveis” tem como objetivo, diminuir a quantidade de resíduos sólidos e orgânicos que chegam aos aterros sanitários, transformando-os em novos materiais, em sua fonte de geração ou em empresas especializadas.

O projeto busca apresentar inovações para os geradores ou gestores de residuos, promovendo ação ambiental, social e cultural, que, envolve empresas e seus colaboradores,  poder publico e comunidade local, para juntos, transformar residuos sólidos e orgânicos em novos produtos, com isto diminuindo o volume de material encaminhado para o aterro sanitário, gerar emprego e renda.

A depender das ações realizadas, poderá ser pleiteada junto aos órgãos competentes a concessão de creditos de carbono.

Para diminuir os custos da inovação, poderão cadastrar as empresas recicladoras do municipio para receberem estes materiais, coletados pelos catadores.

SOLUÇÕES ECOLÓGICAS SUSTENTÁVEIS


Residuos orgânicos e lodo ETE:

Os residuos orgânicos, gerados em restaurantes, acabam indo para aterro sanitário (gera gases e chorume que compromete o meio ambiente)ou compostagem (processo que precisa de alto investimento, pode causar danos ambientais) ou alimentação de animais (uma pratica que pode criar sérios problemas de saúde publica, é proibida conforme a PNRS – LEI 12305/2010). A tecnologia visa transformar residuos orgânicos em bio massa, e tratados através da tecnica de pirolise. Os dejetos, encaminhados para a estação de tratamento de esgoto (ETE), são transformados em materia prima na produção de energia limpa, sendo o Biochar, Bio gás e Bio oleo. Atualmente em grande parte do planeta, os dejetos humanos, animais, restos de alimentos, materiais orgânicos etc..., ainda não tem um tratamento adquado, gerando com isto, emissão de gases do efeito estufa.


Residuos de isopor:

O isopor é um dos maiores vilões do meio ambiente, sua decomposição pode demorar mais de 400 anos, sua reciclagem não é economicamente viável, suas micros partículas podem causar grandes prejuízos ao oceano. A solução é transformar em um catalisador, cola ou impermeabilizante, que pode ser utilizado na construção civil ou indústria moveleira.


Resíduos plásticos misto:

Não havendo necessidade de separação por itens, o material é triturado, passa por sistema de fundição e transformado em granulado. Agregado a catalizadores e ligantes, tranforma-se em materiais utilizados na construção civil.


Resíduos de vidro:

O material é transformado em cacos, passa por processo de lavagem, em seguida é triturado transformando-o em pó. Esta tecnologia, possibilita aproveitar garrafas, para brisas de carro, espelhos e vidros temperados, materiais que são descartados em aterros, devido não ter valor comercial.


Resíduos de tecidos:

Utilizando a mesma tecnologia anterior de trituração, os tecidos são transformados em pequenos pedaços, no processo é utilizado aglutinantes ecológicos, colocando-os em prensa, formando blocos para decoração, ou até mesmo colchões. Com isto deixando áreas como o deserto do Atacama e oceanos, livres do descarte destes materiais.


Resíduos de construção civil:

Existe varias possibilidades para o material, desde utilização para pavimentação de estradas a confecção de blocos e bloquetes para construções.


Resíduos de papel e folhas de árvores:

Com estes materiais é possivel produzir uma massa de celulose, para confecção de produtos artesanais ou briquetes para gerar energia.


Resíduos de madeira:

Galhos de podas de arvores, passa por processo de pirolese, obtendo o ácido pirolenhoso, após ser tratado, pode ser utilizado como um potente herbicida.

O carvão resultado da queima, é utilizado como carbono na adubação do solo.


Resíduos de móveis:

Devido a varias composições dos materiais, seu tratamento usa a queima com purificação dos gases, o material resultante que é a cinza, pode ser utilizado na produção de tijolos a base de argila.


Resíduos de borracha:

As borrachas têm varias utilidades, podendo ser utilizadas para agregar no asfalto ou confecção de pisos.

O maior volume de borracha descartada são os pneus, seguido de calçados, roupas, brinquedos etc.

Seja qual for o seu residuo, nós do Instituto Trilhos do Jequitibá podemos auxiliar a encontrar uma solução.


Diretoria Executiva

Instituto Trilhos do Jequitibá


bottom of page